Teste a velocidade de sua conexão

Seja por problemas de conexão, ou simplesmente por curiosidade, nós, usuários que exigimos uma boa “velocidade” da nossa conexão, estamos sempre em dúvida se estamos recebendo o que foi proposto no contrato com o provedor. Saber a velocidade exata de sua conexão é praticamente impossível, mas existem vários meios de obter uma resposta aproximada para essa questão.
O primeiro deles é através de sites que fazem esse trabalho por você. Citarei dois exemplos nesse post.

O Velocímetro RJNET é um serviço nacional e a opção mais simples dessa lista. Basta entrar no site, clicar em “iniciar teste” e alguns segundos depois, você recebe um resumo detalhado de sua conexão, com taxa de download, upload e algumas extimativas de tempo de download de alguns arquivos. Um ponto negativo dessa opção é a forma como eles mostram a sua taxa de download, em kB/s. Um pouco ultrapassado considerando a popularização de conexões mais “potentes” no Brasil.

O Speedtest além de uma interface mais amigável, apresenta um serviço mais completo. Nele você pode realizar um teste de conexão usando vários sites ao redor do mundo. Dessa forma, fica mais fácil entender se o problema de velocidade vem de sua conexão, ou do servidor que você está trocando dados.
Esse serviço apresenta praticamente os mesmos dados de conexão da opção anterior, a novidade é que esse apresenta o seu “ping“.

O segundo modo é um pouco mais simples. Consiste apenas em fazer algum download de um servidor “confiável”. Não indico essa opção, afinal nenhum servidor, por melhor que seja, está isento de apresentar lentidão por alguns momentos. No entanto, existem alguns servidores que se mantém estáveis na maioria do tempo, como os da Microsoft.

__________

Vale lembrar que para obter um resultado mais preciso, é necessário que você feche programas que possam consumir parte de sua taxa de download/upload.

Caso a sua velocidade de conexão permaneça muito abaixo do contratado, não exite em exigir explicações e reparos por parte de sua operadora de banda larga e em casos extremos, realize uma reclamação com a ANATEL, o orgão fiscalizador de empresas de telecomunicação. Dessa forma, o serviço de Internet prestado no Brasil, que se encontra em situação precária, só tente a melhorar.

Anúncios

One Response to Teste a velocidade de sua conexão

  1. ronaldotec27 says:

    Ótimo artgos sobre Teste a velocidade de sua conexão.
    esse artigo ajudou muito para meu site http://teste-copel.com/ Parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: